segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Curso de Cinema da UNISUL sedia Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba

Capital catarinense será uma das paradas da itinerância do FICBIC

No dia 7 de novembro, quinta-feira, a cidade de Palhoça, na Grande Florianópolis receberá, com o apoio do curso de Cinema e Audiovisual da UNISUL, algumas das produções que fizeram parte do FICBIC - Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba. A exibição dos seis trabalhos selecionados para a versão itinerante do festival será no Auditório do Bloco C da UNISUL – Cidade Universitária Pedra Branca, às 19h30, com entrada gratuita.

Entre os destaques da mostra, está o vencedor do P
rêmio de Melhor Documentário da Olhar Brasilis (Festival de Cinema de Santos), o filme “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba. Exibido na Semana da Crítica do Festival de Cannes 2013, a produção é a segunda parte da “Trilogia do Cárcere”, um documentário de observação sobre o dia a dia de um detento no pátio da cadeia na qual está preso. Cineasta baiano residente em Curitiba, Aly viu seu nome alcançar grande repercussão ao ter seu filme anterior, “A Fábrica”, entre os 11 pré-selecionados para o Oscar de melhor curta-metragem.

A programação conta ainda com o curta "Urânio Picuí" (2011, 15 min), de Tiago Melo e Antônio Carrilho. Os londrinenses também poderão conferir as quatro produções premiadas na Mostra Universitária Competitiva do FICBIC. Os vencedores das categorias ficção, videoclipe, experimental e documentário, além de terem seus filmes exibidos em várias cidades, ganharam passagens para conferir de perto o Festival Internacional de Cinema de Berlim, em 2014.

Depois de ser exibido na grande Florianópolis, o FICBIC passará por mais quatro cidades: Belém (PA), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Bienal Internacional de Curitiba 2013
O FICBIC faz parte das ações comemorativas aos 20 anos da Bienal Internacional de Curitiba. Iniciada no dia 31 de agosto, a Bienal vai até o dia 1º de dezembro levando a Curitiba obras de mais de 150 artistas contemporâneos dos cinco continentes. Além de exposições em diversos museus e centros culturais, os trabalhos podem ser vistos no espaço público, em parques e até nos ônibus da cidade.

Programação FICBIC Florianópolis

Curtas-metragens nacionais:
. “Pátio” (2013, 17min), de Aly Muritiba
. “Urânio Picuí” (2011, 15 min), de Tiago Melo e Antônio Carrilho

Vencedores da Mostra Universitária Competitiva:
. Documentário: “Leprosário” (2012, 10min30) de Luís Augusto Barbosa – Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
. Experimental: “Meditação: Um Tríptico Telemático” (2013, 10min) de Roderick Steel (USP)
. Ficção: “Antes de Palavras” (2013, 13min04) de Diego Carvalho Sá (Academia Internacional de Cinema – AIC)
. Videoclipe: “Espelho de Alice” (2012, 4min38) de Nathália Araújo Miranda e Gabriel Lima (Universidade Federal da Bahia – UFBA)

BNDES
Além de patrocinar eventos culturais como a Bienal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apoia a economia da cultura com operações de financiamento e de apoio não reembolsável. Nos últimos anos, o BNDES financiou a implantação de uma sala de exibição em Londrina. As operações não reembolsáveis contemplaram ações de patrimônio em Paranaguá e no município de Mallet, além de filmes de produtoras paranaenses selecionados pelo Edital de Cinema.


Patrocínio
A Prefeitura Municipal de Curitiba/Fundação Cultural de Curitiba e o Banco Itaú apresentam a Bienal Internacional de Curitiba 2013, realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Lei Rouanet). Esta edição também conta com o patrocínio da Petrobras, BNDES, Votorantim Cimentos e Volvo, além da Copel e Sanepar, por meio da Conta Cultura. Tem copatrocínio da Barigui Financeira e Construtora JL, além do apoio do Governo do Paraná/Secretaria de Estado da Cultura, Sesi no Paraná e Sistema Fecomércio Sesc Senac PR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário