quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Programação Cineclube Cinema UNISUL - Janeiro de 2016

Programação Cineclube Cinema UNISUL
Janeiro de 2016

Janeiro é mês de clássicos mundiais no cineclube Cinema UNISUL.

7 e 9 de janeiro de 2016  (Quinta e Sábado), às 20h
Era Uma Vez em Tóquio (Tōkyō Monogatari)
Direção: Yasujiro Ozu
Duração: 136 min
Ano: 1953       
País: Japão
Classificação etária: Livre
Sinopse: A história de um casal de idosos que viaja para Tóquio para visitar seus filhos adultos.  Um filme japonês de 1953 dirigido por Yasujiro Ozu. Diretor e roteirista, começou sua carreira durante a era do cinema mudo. Ozu fez cinquenta e três filmes: vinte e seis em seus primeiros cinco anos como diretor

8 e 10 de janeiro de 2016  (Sexta e Domingo), às 20h
Rashômon
Direção: Akira Kurosawa
Duração:88 min
Ano: 1950                
País: Japão
Classificação etária: 12 anos.
Sinopse: Japão, século XI. Durante uma forte tempestade, um lenhador, um sacerdote e um camponês procuram refúgio nas ruínas de pedra do Portão de Rashomon. O sacerdote diz os detalhes de um julgamento que testemunhou, envolvendo o estupro de Masako e o assassinato do marido dela, Takehiro, um samurai. Em flashback é mostrado o julgamento do bandido Tajomaru, onde acontecem quatro testemunhos, inclusive de Takehiro através de um médium. Cada um é uma “verdade”, que entra em conflito com os outros.

14 e 16 de janeiro de 2016  (Quinta e Sábado), às 20h
Roma, cidade aberta (Roma, città aperta)
Direção: Roberto Rossellini
Duração: 74 min
Ano: 1947
País: Itália / Alemanha
Classificação etária: 12 anos.
Sinopse: Precursor do neorealismo do cinema italiano, tornando o diretor e a atriz Anna Magnani os ícones da nova tendência. Roma, 1944. Um dos líderes da Resistência, Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), é procurado pelo nazistas. Giorgio planeja entregar um milhão de liras para seus compatriotas. Ele se esconde no apartamento de Francesco (Francesco Grandjacquet) e pede ajuda à noiva de Francesco, Pina (Anna Magnani), que está grávida. Giorgio planeja deixar um padre católico, Don Pietro (Aldo Fabrizi), fazer a entrega do dinheiro. Quando o prédio é cercado, Francesco é preso pelos alemães e levado para um caminhão. Gritando, Pina corre em sua direção e é metralhada no meio da rua. Giorgio foge para o apartamento de sua amante, Marina (Maria Michi), sem imaginar que este seria o maior erro da sua vida.

15 e 17 de janeiro de 2016  (Sexta e Domingo), às 20h
Morte em Veneza (Mort à Venice)
Direção: Luchino Visconti
Duração: 90min
Ano: 1971
País: Itália/ França
Classificação etária: Livre
Sinopse: O compositor Gustave Aschenbach viaja à Veneza para repousar após um período de stress artístico e pessoal. Lá ele desenvolve uma atração perturbadora pela beleza efébica de Tadzio, um adolescente púbere em férias com a família pertencente à nobreza polonesa.


21 e 23 de janeiro de 2016  (Quinta e Sábado), às 20h
Fúria (Fury)
Direção: Fritz Lang
Duração: 90 min
Ano: 1936
País: EUA
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Katherine Grant e Joe Wilson querem casar mas para isso precisam de dinheiro. Katherine aceita um emprego no Oeste, enquanto Joe continua em Chicago. Quando melhora de situação, ele compra um carro e vai ao encontro de Katherine. No meio do caminho, no entanto, ele é preso e confundido com um raptor de crianças, crime que enfurece a população local. Quando sabem da prisão de Joe, uma multidão raivosa invade a delegacia e ao não conseguir entrar na cadeia, a incendeia e Joe é dado como morto. Logo a seguir, o FBI prende os verdadeiros culpados pelo rapto e é iniciado o julgamento dos linchadores de Joe. Mas, contra as expectativas, Joe ainda está vivo. E não quer se revelar pois deseja se vingar de todos os que tentaram linchá-lo e espera que sejam condenados à morte.
           
22 e 24 de janeiro de 2016  (Sexta e Domingo), às 20h
Glória feita de Sangue (Paths of glory)
Direção: Stanley Kubrick
Duração: 88 min
Ano: 1957
País: EUA
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, Mireau (George Meeker), um general francês, ordena um ataque suicida e como nem todos os seus soldados puderam se lançar ao ataque ele exige que sua artilharia ataque as próprias trincheiras. Mas não é obedecido neste pedido absurdo, então resolve pedir o julgamento e a execução de todo o regimento por se comportar covardemente no campo de batalha e assim justificar o fracasso de sua estratégia militar. Depois concorda que sejam cem soldados e finalmente é decido que três soldados serão escolhidos para servirem de exemplo, mas o coronel Dax (Kirk Douglas) não concorda e decide interceder de todas as formas para tentar suspender esta insana decisão.

28 e 30 de janeiro de 2016  (Quinta e Sábado), às 20h
A regra do jogo (La règle du jeu)
Direção: Jean Renoir
Duração:  110 min
Ano: 1939
País: França
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Cultuado por muitos críticos internacionais, A Regra do Jogo, do célebre diretor Jean Renoir, retrata, em tom de farsa, a luta de classes entre empregados e aristocratas na França dos anos 30. Um jovem aviador recordista de vôo revela inocentemente a um repórter seu caso com a esposa do Marquês de La Chesnaye. Na tentativa de minimizar o escândalo, o refinado aristocrata convida várias pessoas influentes para sua casa de campo, tendo como pretexto um final de semana de caça. Entre os convidados está também o piloto, amante de sua esposa. O evento foge ao controle quando um dos convidados é assassinado.

29 e 31 de janeiro de 2016  (Sexta e Domingo), às 20h           
A bela da tarde  (Belle de jour)
Direção: Luis Buñuel
Duração: 100 min
Ano: 1967
País: França
Classificação etária: 14 anos

Sinopse: Esta é a história de Séverine, jovem rica, casada com um cirurgião de sucesso e infeliz, que procura um discreto bordel para realizar suas fantasias sexuais e conseguir o prazer que seu marido não consegue lhe dar. Curiosa, Séverine termina acostumando-se a uma vida dupla. Até o aparecimento de Marcel, um delinqüente que se enamora da mulher e complica a cômoda situação da protagonista. Baseado no romance de Joseph Kessel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário